O dermatologista cuida da pele, do tecido subcutâneo, das unhas e dos cabelos, além de realizar diversos procedimentos estéticos. Hoje em dia, a dermatologia é uma área com grande procura, em visto que a população está cada vez mais preocupada com a aparência. Esse contato se dará especialmente com a residência médica, quando ele estará próximo de professores que vivem o dia a dia da profissão. É importante pensar no assunto ao longo do curso, para finalmente decidir ao chegar ao último ano da graduação. Ao longo dos anos de graduação, o aluno terá a oportunidade de conhecer e experimentar a variedade e as complexas áreas médicas.
- Contudo, muitos estudantes querem a Clínica Médica por ela ser requisito para todas as especialidades clínicas, exceto Dermato e Neurologia.
- Apenas nos últimos 20 anos que cresceu o movimento do médico de família e, nos últimos 5 anos, do emergencista.
- Responsáveis pela saúde das crianças e adolescentes, os pediatras também podem ter uma formação mais generalista.
- Apesar de ser raro, pode ocorrer de um médico ficar de plantão em algumas clínicas – principalmente aquelas que funcionam 24h por dia, como as clínicas psiquiátricas.
- Além disso, a atuação pode ser feita diretamente, não exigindo uma especialização após a graduação em Medicina.
Para mergulhar nesse mundo, conversamos com o Djon Machado, nosso professor que se formou na residência de Clínica Médica na Unicamp em 2019. De cara, ele já mandou o papo reto sobre as características que determinam um bom profissional dessa especialidade. Saiba mais sobre a dislipidemia, sua associação com doença cardiovascular, fatores de risco e opções de tratamento.
Sempre O Melhor
Além disso, outra atenção deve ser dada a possíveis epidemias e/ou pandemias. odontopediatra como a Gripe Aviária ou H1N1, esse médico é o primeiro e, inevitavelmente, o mais exposto à contaminação. Clínica Médica é a Residência mais concursada e a com mais especialistas no país, porém, a distribuição de profissionais ainda não atende a demanda da população. Enquanto o Sudeste detém mais da metade dos profissionais, o Norte, por outro lado, sobrevive com apenas 1452 especialistas para 15,8 milhões de pessoas.
Dicas De Como Escolher A Área Certa Da Medicina Para Atuar
Dos casos mais complexos aos mais simples, desde que não requeiram cirurgia, obstetrícia e ginecologia. Normalmente, é do Clínico Geral que o paciente recebe o diagnóstico e inicia o tratamento. Este é um dos principais pontos do funcionamento da residência em Clínica Médica.
O Que São As Especialidades Médicas

Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, aproximadamente 35 mil médicos clínicos estão registrados. Com a conclusão da residência, o profissional deve fazer o registro no Conselho Regional de Medicina para, então, ter a oportunidade de atuar na sua área como médico. Para atuar como médico clínico geral, primeiro, o estudante deve passar pela graduação em Medicina, em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação . Esse profissional vai solicitar um check-up anual, oferecer orientações para contribuir com o bem-estar do paciente, além de monitorar a saúde dos atendidos, nesse caso, aqueles com mais de 60 anos. Como o especialista atua também em ações preventivas, a importância de estar com a consulta em dia, na terceira idade, é bastante importante.